A qualidade e a organização
da rede rodoviária são
fundamentais para o desenvolvimento sustentável de um país ou região, sobretudo
tendo em conta que ela desempanha um importante papel de complementaridade
relativamente às restantes redes (portos, aeroportos e terminais ferroviários).
A extensão da rede ferroviária nacional era, em 2007,
cerca de 3600km e, no seu todo, encontra-se pouco modernizada.
Nos portos marítimos portugueses, a principal
função é a cpmercial. Consoante o volume de carga movimentada e a sua
capacidade, estes classificam –se como principais ou secundários. São
considerados portos principais os de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines.
Nas regiões autónomas, destacam-se os portos do Funchal e de Ponta Delgada.
Na rede nacional de aeroportos, destacam-se, em movimento de
passageiros, os de Lisboa, Porto e Faro e, nas regiões autónomas, os do Funchal
e de Ponta Delgada.
No que diz respeito às redes de distribuição de energia em Portugal, a distribuição de
gás natural entra no nosso país através de gasoduto do Magrebe e, desde 2003,
também pelo terminal de gás liquefeito do porto de Sines, sendo distribuído
pela rede nacional de gasodutos, constituída por um gasoduto principal de alta
pressão, de onde derivam ramais secundários de média pressão e, a partir deles,
as redes de distribuíção local de baixa pressão, no que diz respeito à entrada
de petróleo em Portugal por via marítima e, através de oleodutos, às refinarias
petrolíferas de Leça da Palmeira e de Sines. Esta última encontra-se ligada ao
Parque de Combustíveis de Aveiras de Cima, através de um oleoduto que foi
projetado para transportar até quatro milhões de toneladas.
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