AML |
AMP |
Em Portugal, o processo de suburbanização, ocorreu sobretudo no Litoral, tendo sido particularmente importante em torno das cidades de Lisboa e do Porto.
O dinamismo demográfico das AMP e AML evidencia-se pela elevada concentração população e pelo aumento de população que se acentuou nas últimas décadas.
Quando à densidade populacional, é maior na AMP do que na AML, apesar de ser nesta que, em 2006, se localizavam os dois concelhos de maior densidade populacional, Amadora com 7332 e Lisboa com 6018 habitantes por km2.
As AMP e AMP caracterizam-se por uma população mais jovem e, de modo geral, mais instruída e qualificada, o que representa um ponto forte pois torna-as mais competitivas em domínios como a inovação cultural e tecnológica e a economia.
As duas áreas metropolitanas apresentam vantagens no ponto de vista físico (localização litoral, amenidade do clima, relevo pouco acidentado, sobretudo a AML, acessibilidade natural, etc.) e demográfico, bem como no que respeita às estruturas produtivas, o que faz delas polos dinamizadores da economia.
Distribuição do emprego por setores de atividade económica AML em 2003
Percentagem do emprego e ganho médio mensal nas áreas
metropolitanas de Lisnoa e do Porto, 2003
|
No conjunto, esta duas áreas fornecem mais de 40% do emprego, auferindo aos trabalhadores ganhos superiores à média nacional.
Quanto à importância socioeconómica das AML e AMP no país podemos concluir que a riqueza portuguesa está concentrada na AML devido ao melhor mecanismo e desenvolvimento tecnológico, que se exprime na proporção de emprego, na produtividade, na geração de valor acrescentado, na capacidade de atrair investimento estrangeiro, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário