Capa

Aluna: Ana Santos
Turma: 2
N.º: 3
Professora: Anabela Palma

Link para o meu blog do 10.º ano: http://geografiaa10ano.blogspot.pt/
Link para o meu blog do 12.º ano: http://geografiaa12ano.blogspot.pt/

sábado, 31 de maio de 2014

Revolução das telecomunicações e o seu impacto nas relações inter-territoriais

Com o desenvolvimento das telecomunicações a difusão de informação ganhou uma dinâmica completamente nova: a distância-tempo praticamente desapareceu e a distância-custo é cada vez menor. Surgiu um novo conceito de espaço: o ciberespaço (onde se desenvolve uma interação cada vez maior entre pessoas, empresas e organizações de todo o mundo).


Os constantes progressos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a sua rápida difusão provocaram um grande crescimento da sua utilização.

As telecomunicações têm, hoje, um papel fundamental na dinamização das atividades económicas e das relações inter-territoriais. Aumentam a produtividade de outras atividades e geram novos setores produtivos, desde a investigação à indústria de equipamentos e consumíveis e aos serviços que se lhes associam.

A distribuição espacial das redes de telecomunicação
Em Portugal, tem havido progressos significativos tanto no que respeita à criação de infraestruturas e ao alargamento das redes de telecomunicação, como no que se refere à capacidade de acesso e de utilização dessas redes.

A repartição espacial das redes de telecomunicação apresenta alguns contrastes que se explicam pela maior concentração de população e de atividades económicas no litoral.

A rede de telecomunicações que liga o Continente às ilhas é constituída, essencialmente, por cabos submarinos de fibra ótica. Portugal também se encontra ligado através dos satélites.

Sem comentários:

Enviar um comentário