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Aluna: Ana Santos
Turma: 2
N.º: 3
Professora: Anabela Palma

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sábado, 31 de maio de 2014

A distribuição espacial das redes de transporte

A qualidade e a organização  da rede rodoviária são fundamentais para o desenvolvimento sustentável de um país ou região, sobretudo tendo em conta que ela desempanha um importante papel de complementaridade relativamente às restantes redes (portos, aeroportos e terminais ferroviários).


A extensão da rede ferroviária nacional era, em 2007, cerca de 3600km e, no seu todo, encontra-se pouco modernizada.
Nos portos marítimos portugueses, a principal função é a cpmercial. Consoante o volume de carga movimentada e a sua capacidade, estes classificam –se como principais ou secundários. São considerados portos principais os de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines. Nas regiões autónomas, destacam-se os portos do Funchal e de Ponta Delgada.

Na rede nacional de aeroportos, destacam-se, em movimento de passageiros, os de Lisboa, Porto e Faro e, nas regiões autónomas, os do Funchal e de Ponta Delgada.


No que diz respeito às redes de distribuição de energia em Portugal, a distribuição de gás natural entra no nosso país através de gasoduto do Magrebe e, desde 2003, também pelo terminal de gás liquefeito do porto de Sines, sendo distribuído pela rede nacional de gasodutos, constituída por um gasoduto principal de alta pressão, de onde derivam ramais secundários de média pressão e, a partir deles, as redes de distribuíção local de baixa pressão, no que diz respeito à entrada de petróleo em Portugal por via marítima e, através de oleodutos, às refinarias petrolíferas de Leça da Palmeira e de Sines. Esta última encontra-se ligada ao Parque de Combustíveis de Aveiras de Cima, através de um oleoduto que foi projetado para transportar até quatro milhões de toneladas.


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